Economia
Paraná registra menor taxa de desemprego em 10 anos


O Paraná registrou no segundo trimestre de 2024 a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.
A taxa de desocupação no Estado foi de 4,4%, a menor desde 2014, quando o índice foi de 4,3%.
Taxa de população ocupada no Paraná
Além do índice de desemprego, o Paraná também alcançou o maior número de trabalhadores ocupados e contratados no setor privado. Dos 6,28 milhões de pessoas que compõem a força de trabalho no Estado, 6 milhões estavam empregadas entre abril e junho de 2024.
Desses, 3,36 milhões de trabalhadores foram contratados por empresas privadas, sendo 2,74 milhões com carteira assinada.
Desemprego abaixo da média nacional
A taxa de desemprego no Paraná ficou abaixo da média nacional, que foi de 6,9% no mesmo período.
O Estado também tem a segunda maior proporção de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, com 81,6%, atrás apenas de Santa Catarina.
- Reabertura da Fafen Araucária vai gerar 2 mil vagas de emprego
- Vagas na Volkswagen: multinacional tem oportunidades em Curitiba
O Paraná manteve sua posição de destaque no cenário nacional, com a sexta menor taxa de desemprego do país. Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins apresentaram índices ainda menores, enquanto estados como Bahia (11,1%), Rio de Janeiro (9,6%) e São Paulo (6,4%) registraram taxas mais elevadas.