CAIU O PIX?

Pix fora do ar: usuários relatam falha em bancos nesta sexta

Relatos de instabilidade no Pix surgiram nesta sexta (7), afetando clientes de bancos como Nubank, Bradesco e Itaú. O Banco Central investiga a causa.

pix-fora-do-ar-hoje
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Pix está fora do ar nesta sexta-feira (7), de acordo com diversos relatos de usuários nas redes sociais. Clientes de bancos como Nubank, Bradesco e Itaú relataram dificuldades para realizar transações via sistema de pagamento instantâneo.

Segundo o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online, as queixas começaram por volta das 12h30.

Banco Central se manifesta sobre a falha

O Banco Central (BC) informou, em nota, que seus sistemas estão operando normalmente.

LEIA TAMBÉM

No entanto, reconheceu que alguns bancos enfrentaram dificuldades de acesso devido a problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. A autarquia garantiu que planos de contingência foram ativados para restabelecer os serviços.

Pix fora do ar? O que dizem os bancos

A partir da chuva de reclamações nas redes sociais sobre o Pix fora do ar, os bancos mais afetados pelo problema vieram a público se manifestar.

O Bradesco confirmou uma breve intermitência no Pix no início da tarde, mas afirmou que o problema foi resolvido. O Nubank declarou que a falha afetou o mercado como um todo, enquanto o Itaú declarou não ter identificado falhas internas nos seus sistemas.

Reações nas redes e histórico de instabilidade

A falha no sistema gerou grande repercussão nas redes sociais. A hashtag “O Pix” acumulou mais de 13 mil publicações, e o Downdetector registrou 1.622 reclamações sobre a instabilidade.

O Pix, um dos meios de pagamento mais populares do Brasil, já havia sofrido uma queda no uso em janeiro, após mudanças na regulamentação da Receita Federal gerarem desinformação. Além disso, recentemente, a modalidade de “boleto dinâmico” foi implementada, permitindo o pagamento de boletos via QR Code.

A expectativa é que o serviço seja normalizado em breve. O Banco Central segue monitorando a situação.