Economia

Projeto oferece recomeço para refugiados venezuelanos no Brasil

refugiados-venezuelanos-parana-projeto
Foto: Divulgação/GTFoods

A GTFoods deu início ao Projeto Novo Ciclo, uma iniciativa que visa oferecer novas oportunidades a refugiados venezuelanos no Brasil.

Na primeira fase, 60 refugiados, junto com suas famílias, totalizando 128 pessoas, chegaram ao país na última semana, com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Missão Visão Mundial, Ministério do Desenvolvimento Social, ONG Hermanitos e Força Aérea Brasileira (FAB).

Os refugiados desembarcaram em Curitiba e seguiram para as cidades de Terra Boa e Paraíso do Norte, no Paraná, onde serão acolhidos pelas unidades da GTFoods.

Refugiados venezuelanos no Paraná

O projeto está dividido em três fases, com novas chegadas previstas para os meses de outubro e novembro.

A iniciativa faz parte do compromisso da GTFoods com a responsabilidade social e o apoio aos refugiados venezuelanos, oferecendo um recomeço digno para essas famílias. “O Projeto Novo Ciclo representa nosso compromisso com a dignidade humana”, destaca Rafael Tortola, CEO da GTFoods.

Apoio aos refugiados: moradia, alimentos e ajuda financeira

Para garantir que as famílias se integrem com sucesso à comunidade, a GTFoods providenciou moradias semimobiliadas, com o aluguel coberto por 60 dias. Além disso, foram distribuídos kits de alimentos, itens de higiene e ajuda financeira.

A empresa também está organizando uma campanha de arrecadação de roupas, calçados, utensílios domésticos e brinquedos, em parceria com os colaboradores e a comunidade local.

Integração e inclusão nas unidades de trabalho

Em preparação para a chegada dos novos colaboradores, as lideranças das unidades de Terra Boa e Paraíso do Norte estão participando de treinamentos de conscientização, promovidos em parceria com a FIEP/IEL e a Missão Visão Mundial. A iniciativa busca garantir que os refugiados sejam recebidos em um ambiente inclusivo e acolhedor.

As doações para a campanha podem ser entregues diretamente nas unidades da GTFoods em Terra Boa e Paraíso do Norte. A mobilização da empresa e da comunidade reforça o espírito de solidariedade e apoio às famílias venezuelanas que buscam reconstruir suas vidas no Brasil.

Homenagem à GTFoods

Na última quinta-feira (5), a GTFoods foi homenageada com o Selo Empresa Amiga do Migrante – Edição 2024 pela Missão Visão Mundial e o projeto Ven, Tú Puedes!.

A premiação reconhece o trabalho desenvolvido com os refugiados venezuelanos por meio do Projeto Novo Ciclo, destacando as transformações positivas geradas pela iniciativa.