Infraestrutura e Logística

Ratinho Junior assina contratos de concessão de rodovias no Paraná

Com R$ 36 bilhões em investimentos, concessão de rodovias no Paraná promete modernizar infraestrutura e impulsionar a economia do estado.

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Foto: Jonathan Campos/AEN

O novo pacote de concessão rodovias Paraná promete transformar a infraestrutura estadual. Os contratos das novas concessões foram assinados em Brasília nesta segunda-feira (8) com a participação do governador Ratinho Junior, Governo Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e as concessionárias vencedoras.

O objetivo é aprimorar a infraestrutura logística do Paraná, aproveitando a localização estratégica e o potencial agrícola do estado.

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Mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais serão modernizados, abrangendo regiões como Campos Gerais, Vale do Ivaí, Norte, Centro-Sul, Oeste e Sudoeste. O investimento total previsto é de R$ 36 bilhões, distribuído entre os lotes 3 e 6 do programa.

Detalhes do novo pacote de concessão rodovias Paraná

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o crescimento econômico recente reflete o planejamento iniciado em 2019, focado em agregar valor à produção agrícola e fortalecer o estado como central logística da América do Sul.

Entre as melhorias previstas nos contratos de concessão rodovias Paraná, estão quase 600 quilômetros de duplicações, construções de viadutos, trincheiras e contornos, ampliação de terceiras faixas e áreas de escape e instalação de ciclovias e passarelas para pedestres.

Os contratos também preveem tecnologia de ponta, com câmeras para reconhecimento de placas, sistemas de pesagem automática e monitoramento meteorológico.

Além disso, as futuras praças de pedágio já estão em preparação, com início da cobrança previsto somente após vistoria e autorização da ANTT.

Impacto da concessão rodovias Paraná para o estado

O novo modelo de concessão rodoviária foi elogiado por autoridades, como o ministro dos Transportes, Renan Filho, que destacou a iniciativa como exemplo nacional. A parceria entre Paraná e Governo Federal visa fortalecer setores estratégicos como agricultura e indústria, alavancando o desenvolvimento regional.

O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ressaltou que os contratos garantem estabilidade, previsibilidade e segurança jurídica, fatores essenciais para atrair mais investidores e impulsionar a economia.

Próximos passos das concessões

O prazo da concessão começará após a assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens, prevista para os próximos 30 dias.

A partir daí iniciam-se os serviços de recuperação das rodovias. A cobrança de pedágio será autorizada somente após vistoria técnica. As tarifas e descontos aplicáveis serão amplamente divulgados ao público.

O projeto reforça o compromisso do Paraná em consolidar sua posição como hub logístico entre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Paraguai e Argentina.