Política
Paraná registra 30 prisões por crimes eleitorais e 103 casos de boca de urna
A Operação Eleições 2024 registrou 30 detenções por crimes eleitorais em todo o Paraná e 103 ocorrências de boca de urna neste domingo (6).
Mais de 9,5 mil policiais participaram da operação, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, com apoio do CICC Regional, em Curitiba.
Além dos casos de crimes eleitorais e boca de urna, houve o registro das seguintes irregularidades: 13 violações de sigilo do voto; 26 ocorrências de propaganda irregular; nove casos de compra de votos; e 16 registros de transporte ilegal de eleitores.
Crimes eleitorais no Paraná
Além dos 9,5 mil agentes da segurança pública e das diversas viaturas nas ruas e em locais de votação, aeronaves estavam de prontidão em caso de necessidade.
VEJA TAMBÉM:
- Confira quais cidades terão segundo turno no Paraná
- Jasson Goulart é o vereador mais votado de Curitiba em 20 anos
Ao todo, 66 pessoas privadas de liberdade votaram no Paraná, sendo 21 na Regional de Ponta Grossa, nos Campos Gerais; sete na Regional de Londrina, no Norte; 10 na Regional de Cascavel, no Oeste; e 28 na Regional de Curitiba.
Conforme a Constituição Federal, pessoas em prisão provisória mantêm o direito ao voto, uma vez que ainda não foram condenadas em definitivo.