Política
Lei Seca nas Eleições 2024: Paraná proíbe bebidas alcoólicas


Lei Seca nas Eleições 2024 no Paraná. No dia da votação, venda, compra e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos estarão proibidos.
Lei Seca nas Eleições 2024 no Paraná
A decisão foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), e deve ocorrer das 8h às 18h do domingo, 6 de outubro.
A medida, estabelecida pela resolução nº 578/2024, visa assegurar tranquilidade e ordem durante todo o processo eleitoral.
LEIA TAMBÉM
- Onde vou votar? Saiba como consultar seu local de votação
- Como justificar o voto nas eleições 2024: prazos e procedimentos
Para garantir a eficácia da lei seca nas eleições 2024 no Paraná, o estado contará com um esquema de segurança.
A Operação Eleições 2024 será coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que reunirá diversas forças de segurança pública, como a Polícia Militar, Polícia Civil, e agentes de trânsito.
A intenção é combater crimes eleitorais em locais como cartórios, pontos de votação, vias públicas e estações de transporte.
Além dos agentes em terra, aeronaves estarão de prontidão, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança.
A operação também fará uso da Plataforma Córtex, que centraliza informações em tempo real, permitindo uma atuação mais precisa das autoridades.
Proibição de bebidas alcoólicas
A proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos faz parte de um esforço maior para evitar situações que possam comprometer o andamento das eleições.
Essa ação, aplicada em outros pleitos, tem o objetivo de minimizar riscos e promover um ambiente mais seguro para eleitores, candidatos e mesários.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância dessa medida ao afirmar que o reforço policial será essencial para garantir uma votação tranquila em todas as regiões do estado.
Coordenação Nacional de Segurança Eleitoral
A Operação Eleições 2024 no Paraná também está integrada a um plano nacional, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado em Brasília, terá um papel fundamental no monitoramento e apoio às forças estaduais, fortalecendo a atuação conjunta.
Essa integração entre órgãos federais e estaduais tem como foco assegurar que o processo eleitoral ocorra sem incidentes, preservando o direito dos cidadãos ao voto em um ambiente pacífico.