BIÊNIO 2025-2026

Câmara de Curitiba define Mesa Diretora: Tico Kuzma é o presidente

Tico Kuzma presidirá a Mesa Diretora da Câmara de Curitiba no biênio 2025-2026, marcada por recorde de mulheres e liderança democrática.

mesa-diretora-camara-curitiba
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba para o biênio 2025-2026 será presidida por Tico Kuzma (PSD), com apoio de Leonidas Dias (Pode) e Nori Seto (PP) nas vice-presidências.

As secretarias serão ocupadas por Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), respectivamente da 1ª à 4ª.

A eleição ocorreu de forma tranquila na sessão realizada nesta quinta-feira (2), um dia após a cerimônia de posse dos 38 novos vereadores de Curitiba. Não houve candidaturas avulsas dentro dos blocos, respeitando as regras de proporcionalidade.

Mesa Diretora da Câmara disputada por ‘blocão’ e ‘bloquinho’

Os vereadores se dividiram em dois blocos para a formação da Mesa. O “blocão”, liderado por Serginho do Posto (PSD), contou com 31 parlamentares de partidos como PSD, PL, União, Novo e outros. Já o “bloquinho”, com sete membros, foi dirigido por Camila Gonda (PSB) e incluiu partidos como PT, PCdoB, PV e PSOL.

LEIA TAMBÉM

Com essa divisão, o “blocão” indicou seis dos sete cargos da Mesa, enquanto o “bloquinho” ficou com a 4ª secretaria, ocupada por Giorgia Prates.

Participação feminina é destaque histórico

Pela primeira vez, três mulheres integram a Mesa Diretora, marcando um recorde de representatividade feminina na história da Câmara.

Indiara Barbosa, Meri Martins e Giorgia Prates assumem as posições estratégicas – a eleição segue a tendência dessa nova Legislatura, que tem o recorde de vereadoras, com 12 parlamentares eleitas pela primeira vez na história da capital.

Sidnei Toaldo assume a Corregedoria da Câmara

Além da Mesa Diretora, Sidnei Toaldo (PRD) foi eleito Corregedor da Câmara, com Delegada Tathiana (União) e Camilla Gonda (PSB) como suas vices. A Corregedoria monitora a conduta ética dos vereadores, auxiliando em investigações relacionadas ao decoro parlamentar.

Toaldo destacou seu compromisso com a ética, enquanto Delegada Tathiana e Gonda ressaltaram a importância de imparcialidade e diálogo no cumprimento de suas funções.