Concurso
Cidade do Paraná abre concurso com 90 vagas e salários de até R$ 30 mil
EM RITMO ACELERADO!
Ponte de Guaratuba atinge 50% da obra e deve ser concluída até abril de 2026, segundo o Governo do Paraná.
A Ponte de Guaratuba, uma das maiores obras em andamento no Paraná, atingiu 50% de execução. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no local nesta quinta-feira (1º) para acompanhar o avanço da construção, que representa um marco histórico para moradores e turistas do Litoral do Estado.
A estrutura, com investimento estadual de R$ 386,9 milhões, promete substituir definitivamente o ferry-boat e facilitar o deslocamento entre Guaratuba e Matinhos. A conclusão está prevista para abril de 2026.
Com 1.244 metros de extensão, a ponte já apresenta avanços visíveis em sua estrutura. São mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil m³ de concreto utilizados por cerca de 600 trabalhadores atuando diariamente na obra.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o governo do estado, 47 das 64 estacas de sustentação já estão finalizadas e há avanço expressivo no trecho estaiado, com fundações e pilares das torres principais prontos.
Além disso, 81 vigas longarinas fabricadas, sendo 62 já instaladas, e seis lajes concretadas, representando 30% da pavimentação prevista.
A estrutura incluirá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, calçadas com ciclovia, guarda-corpo e barreiras de concreto.
Os acessos à ponte também recebem atenção. Do lado de Guaratuba, são feitas obras de contenção com técnicas modernas. Em Matinhos, o desvio provisório já foi concluído, permitindo continuidade nos serviços de terraplenagem e drenagem.
A nova travessia promete reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios de até duas horas para apenas alguns minutos, além de valorizar imóveis, gerar empregos e estimular o turismo e o comércio da região.
A obra é executada pelo DER/PR e pode ser acompanhada em tempo real no site da Ponte de Guaratuba.
Durante a visita, o governador Ratinho Junior recebeu o título de Cidadão Honorário de Guaratuba, e o operário Orres Vicente da Silva foi homenageado em nome dos demais trabalhadores. O padre Reginaldo Manzotti também esteve no local e realizou uma bênção simbólica sobre a obra.
CERIMÔNIA DE POSSE
Infraestrutura e Logística
Paraná Pesquisas
PARANÁ PESQUISAS