Política

Ratinho Junior lidera missão internacional no Canadá e EUA

ratinho-junior-canada-eua
Foto: Ari Dias/AEN

O governador do Paraná, Ratinho Junior, viaja ao Canadá e EUA nas duas próximas semanas para uma missão internacional.

A viagem foi organizada pela Invest Paraná, a agência de negócios do Governo vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), e terá representantes da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), além de cooperativas e empresas.

Ratinho Junior visita escritório da ONU no Canadá

No Canadá, Ratinho Junior terá uma agenda oficial com o escritório de representação da Organização das Nações Unidas (ONU).

A comitiva paranaense vai apresentar o programa Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa. A ação evita o desperdício de cerca de 400 toneladas de alimentos por mês que seriam descartadas.

As frutas e verduras que não servem para serem vendidas, mas que estão em condições de consumo, são processadas, embaladas e congeladas, virando kits para refogados, sopas, molhos, sucos, compotas e geleias que são repassados para entidades assistenciais.

O governador também vai assinar uma parceria com o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCDB), da ONU, para melhorar políticas ambientais do Estado.

A missão ainda vai se reunir com uma empresa de equipamentos de aventura e que também atua no setor turístico, e Ratinho Junior vai se encontrar com autoridades do governo de Quebec para buscar novas parcerias, incluindo a gestão de unidades de conservação.

Ratinho Junior cumpre agenda oficial em Iowa, nos EUA

Nos Estados Unidos, a missão vai ser recebida pela governadora Kim Reynolds, do Iowa. A comitiva paranaense vai se reunir com os maiores especialistas do agronegócio local, como com Bill Northey, CEO da Associação de Agronegócios de Iowa, para debater políticas governamentais do agronegócio.

O grupo paranaense visita a Verbio Nevada Biorefinaria, primeira estação de gás natural renovável dos EUA, que utiliza resíduos agrícolas para produção de energia, e a Cooperativa Landus, uma das maiores dos Estados Unidos.

A comitiva paranaense também vai conhecer a integração das universidades do estado americano com o setor produtivo e o poder público. O grupo vai visitar o centro de pesquisas da Universidade do Estado de Iowa, onde mais de 100 empresas do agronegócio operam em conjunto com os pesquisadores.

Também serão apresentadas startups que vêm colaborando para o aumento produtivo do agronegócio local. Outra reunião será com a Pivot Bio, empresa que pretende expandir a atuação no Brasil e que desenvolve tecnologias para a produção de grãos.

A missão internacional do governador do Paraná tem como objetivo estreitar relações com países parceiros e buscar novas oportunidades de negócios para o Estado.