Política
Transporte coletivo e plano diretor: desafios de Pimentel em 2025
Em sua primeira entrevista a um veículo de comunicação após ser eleito prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) já listou dois dos principais desafios que vai enfrentar em seu primeiro ano como chefe do Executivo Municipal: a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba e a atualização do Plano Diretor da cidade.
Transporte Coletivo de Curitiba: nova concessão em 2025
Um dos pontos mais importantes no plano de governo de Eduardo Pimentel nestas eleições é a redução da tarifa do transporte público em Curitiba. Conforme ele revelou ao jornalista Sandro Dalpícolo, apresentador do programa SBT Notícias, da Rede Massa, ele se mostrou confiante em cumprir a promessa de campanha.
“(A nova concessão do transporte coletivo) é uma grande oportunidade de Curitiba continuar referência na qualidade do transporte, e de cumprir meu compromisso de baixar a tarifa com responsabilidade a partir da nova concessão, que será em setembro de 2025”, garante o prefeito eleito de Curitiba.
Atualização do Plano Diretor é desafio da nova gestão
Outro desafio que Pimentel vai encarar logo em seu primeiro ano de gestão é a atualização do Plano Diretor de Curitiba – mecanismo legal que orienta o desenvolvimento da área urbana das cidades com o foco na preservação dos interesses dos moradores.
- Eduardo Pimentel é eleito prefeito de Curitiba no segundo turno
- “Eu sei onde tem o dinheiro, e vou buscar”, garante Eduardo Pimentel
- Abstenções em Curitiba superam votos de Cristina Graeml
Essa atualização é determinada pelo Estatuto das Cidades, lei federal que regula o Plano Diretor das cidades. “Junto com a Câmara Municipal e a sociedade civil organizada, vamos mostrar para onde a cidade pode crescer no comércio, onde pode crescer em altura, por exemplo, o que precisa de um prefeito que lidere, e eu vou liderar esses assuntos”, enfatiza.