30% MAIOR QUE O NACIONAL
Salário mínimo 2025 no Paraná será o maior do Brasil
Política Internacional
Donald Trump toma posse como presidente dos EUA em cerimônia fechada no Capitólio, com presença de bilionários e aliados políticos.
Donald Trump, aos 78 anos, foi empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia restrita no Capitólio, em Washington.
O evento, que ocorreu em ambiente fechado devido ao frio extremo, contou com a presença de empresários influentes, como Elon Musk, e líderes políticos da extrema direita norte-americana.
Durante a cerimônia, Trump jurou o cargo sobre duas Bíblias: uma presenteada por sua mãe em 1955 e a histórica Bíblia de Abraham Lincoln, usada em posses anteriores, incluindo a sua em 2017.
LEIA TAMBÉM
O evento marcou o início do segundo mandato de Trump na Casa Branca, após a transferência de poder do ex-presidente Joe Biden, que participou da cerimônia seguindo a tradição.
Inicialmente planejada para ocorrer ao ar livre, a cerimônia foi transferida para o interior do Capitólio, deixando de fora muitos dos doadores e apoiadores de Trump.
O desfile de carro pela cidade foi substituído por um discurso no ginásio Capital One Arena, que reuniu cerca de 20 mil pessoas.
Entre os cerca de 600 convidados estavam figuras proeminentes como Mark Zuckerberg, da Meta, e Jeff Bezos, fundador da Amazon.
O presidente da Argentina, Javier Milei, também compareceu, quebrando uma tradição de não convidar chefes de Estado para cerimônias de posse nos EUA.