Segurança
Vereador que votou aumento de salário da praia integra Comissão de Ética
Um vereador de Jataizinho, no Norte do Paraná, se envolveu em uma nova polêmica ao ser eleito por unanimidade para integrar a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Bruno Barbosa (Cidadania) é um dos vereadores que votou o aumento do próprio salário enquanto estava na praia.
Ao lado de Antônio Brandão (PDT), Barbosa estava em Balneário Camboriú (SC) e entrou online para participar da sessão que aprovou o reajuste no próprio salário. O Ministério Público do Paraná (MPPR), inclusive, instaurou inquérito para investigar a conduta dos dois parlamentares.
Mesmo sendo alvo de investigação do MPPR, Barbosa foi eleito por unanimidade para integrar a Comissão de Ética da Câmara. A votação aconteceu na última semana, quando também foram formadas as outras comissões da Casa de Leis. Ele será o relator da comissão até dezembro do ano que vem.
O que faz a Comissão de Ética
Entre as responsabilidades dos vereadores que formam a Comissão de Ética, está a instauração de processos disciplinares contra parlamentares que tenham conduta inadequada ou quebrem o decoro parlamentar, além de colaborar para o bom funcionamento e boa imagem da Câmara Municipal.
Na primeira sessão do ano após a polêmica votação ‘beach office’, nenhum dos sete vereadores que compareceram à Câmara quiseram comentar sobre a conduta do, agora, relator da Comissão de Ética.
Vereador xingou eleitores em áudio vazado
No dia da polêmica votação do aumento dos próprios salários, Barbosa estava acompanhado de Antônio Brandão – ele não esteve na sessão que formou as comissões internas alegando problemas de saúde.
Após a repercussão negativa, Brandão enviou um áudio ofendendo os moradores e eleitores que questionaram sua conduta de votar o reajuste do próprio salário enquanto curtia a praia.
“Eu estou de boa. Não fiz nada de errado, nada de ilícito, nada de imoral. Quero que se f***. Eu quero que o povo vá tomar no c*. Quando eu levanto cedo, na porta da minha casa tem dez, doze pedindo as coisas lá, quem ajuda sou eu. Assistente social não ajuda, o CRAS não ajuda, prefeitura não ajuda. Quem dá remédio sou eu. Eu quero que se f***. E a partir de segunda-feira eu não ajudo mais ninguém também. Vai todo mundo tomar no c*”, disse o colega do relator da Comissão de Ética.
Vereadores aprovam aumento de salários da praia
A sessão onde os vereadores de Jataizinho votaram o aumento dos salários aconteceu no dia 16 de janeiro. Brandão e Bruno Barbosa (Cidadania) apareceram em videochamada direto da praia, embaixo de um guarda-sol, participando da sessão. Em determinado momento, Brandão bebe algo de um copo e pergunta: “Vai demorar pra acabar?”
Os dois vereadores justificaram em redes sociais que foram convocados para a votação quando já estavam na praia, que participaram da sessão por ter pautas importantes e que n]ao teriam feito nada ilegal.