Política
Com 12 vereadoras, Curitiba forma a maior bancada feminina da história
Do total de vereadores eleitos em Curitiba 2024 nas Eleições municipais, a bancada feminina vai compor 12 das 38 cadeiras da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a partir de 2025.
O dado é equivalente a 31% da próxima legislatura. De acordo com a CMC, o número de eleitas é o maior da história da Casa Legislativa. O patamar histórico era de oito mulheres, registrado em 2016 e repetido em 2020.
Vereadores eleitos em Curitiba 2024
Com 12.515 votos, a Delegada Tathiana (União) foi a mulher mais votada e a quarta colocada entre os 38 eleitos. Além dela, as parlamentares Andressa Bianchessi (União), Meri Martins (Republicanos), Rafaela Lupion (PSD), Laís Leão (PDT), Carlise Kwiatkowski (PL), Professora Angela (PSol), Vanda de Assis (PT) e Camila Gonda (PSB) assumem o primeiro mandato em 1º de janeiro.
VEJA TAMBÉM:
- Jasson Goulart é o vereador mais votado de Curitiba em 20 anos
- Veja lista dos 38 vereadores eleitos em Curitiba
As vereadoras Indiara Barbosa (Novo), Amália Tortato (Novo) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) foram reeleitas para o segundo mandato.
Da atual bancada feminina, Noemia Rocha (MDB), Maria Leticia (PV) e Sargento Tânia Guerreiro (Pode) não foram reeleitas a um novo mandato. Segundo a CMC, a Professora Josete (PT) não foi candidata à reeleição.
Entre as eleitas em 2020, ainda conforme a CMC, Carol Dartora (PT) é deputada federal e Flávia Francischini (União), deputada estadual.