Saúde
Aranha-violino: veja riscos e prevenção após picada


A picada de aranha-violino matou um jovem de 23 anos no último sábado (17), na Itália. A Loxosceles reclusa é encontrada com mais frequência em países mediterrâneos.
No Brasil, as aranhas do gênero Loxosceles são conhecidas como aranhas-marrons, violinista, além da violino.
Aranha-violino por estar dentro de casa
De acordo com a diretora de Serviço de Proteômica e Aracnídeos da Fundação Ezequiel Dias (Funeb), Luana Varela, essas aranhas possuem seis olhos distribuídos em três pares.
Além disso, elas são pequenas e atingem, em média, 4 cm de comprimento com as pernas esticadas. Esses aracnídeos apresentam uma parte do tórax achatada e com uma mancha escura, remetendo ao violino.
Veja também:
- Aranha-violinista: jovem morre após acidente com o animal
- Homem sofre queimaduras no rosto após explosão em fábrica de fósforos
As aranhas-violinos produzem teias irregulares e dispersas, parecidos com algodão. Os animais podem ser encontrados na natureza e no interior de residências, como em forros de telhados, atrás de móveis, rodapés e estrados de camas.
Confira os riscos da picada da aranha-violino
Os envenenamentos mais graves após a picada da aranha-violino são chamados de loxoscelismo. De acordo com a diretora do Serviço de Proteômica e Aracnídeos da Fundação Ezequiel Dias (Funeb), essas aranhas podem entrar em roupas, toalhas e em calçados e os principais acidentes acontecem quando os animais são comprimidos contra o corpo.
Segundo a especialista, a picada pode ser indolor e causa bolhas na pele, inflamação e manchas roxas. Além de necrose na pele, complicações circulatórias e renais.
É de extrema importância que o tratamento seja imediato, sendo necessário levar a vítima para pronto-socorro para a realização da soroterapia com antiaracnídico.
Prevenção contra a picada
- Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo;
- Inspecionar roupas, toalhas e calçados antes de usá-los;
- Vedar frestas e buracos em assoalhos;
- Manter ralos de cozinha e de banheiros fechados;
- Afastar camas e móveis das paredes;
- Não colocar as mãos diretamente em pedras ou troncos podres.