Saúde
Marcas de azeite são proibidas pela Anvisa: veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda de azeites das marcas Serrano e Cordilheira, que são extra virgens com 0,5% de acidez.
A decisão foi tomada após a importação e distribuição desses produtos por empresas de procedência desconhecida no Brasil.
Azeite e coco ralado proibidos pela Anvisa
A resolução nº 3.508, publicada no Diário Oficial da União em 24 de setembro, também suspendeu a comercialização de um lote de coco ralado da marca Coco & Cia.
A Anvisa decidiu pela proibição devido à falta de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) das empresas importadoras, o que impede a garantia de segurança e qualidade dos produtos.
Problemas com o coco ralado
Além dos azeites, a Anvisa recolheu o lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia, que apresentou dióxido de enxofre em níveis acima do permitido.
- Curitiba registra 40 mortes por Influenza e preocupa autoridades
- Castração gratuita em Curitiba: mutirão tem 1 mil vagas
A empresa, em nota, lamentou a decisão e informou que já havia tomado a iniciativa de recolher o lote problemático em 29 de julho, antes da resolução.
Nota da Coco & Cia
A fabricante expressou surpresa com a divulgação tardia da resolução, destacando que a inconformidade foi resolvida antes da proibição oficial. A reportagem não obteve o posicionamento das marcas Serrano e Cordilheira, mas mantém o espaço aberto para manifestação.