Saúde

Colchão de mola ou de espuma, qual a melhor opção?

colchao-castor

Escolher um colchão que vai te acompanhar nas noites de sono não é uma tarefa fácil. São vários os fatores que devem ser observados para garantir uma boa noite de sono.

Se você acorda cansado, com dores no corpo, talvez tenha chegado a hora de investir em um novo colchão.

Os colchões tem durabilidade de cerca de cinco anos, ou logo que apresente alguma deformidade ou manchas. É muito importante estar atento e realizar a troca, pois um colchão em mau estado pode causar sérios problemas de saúde como dores nas costas e alergias respiratórias.

Mas na hora de escolher um colchão novo, molas ou espuma, qual a melhor opção?

A sustentação do colchão é um elemento fundamental para uma boa noite de sono e deve estar adequada ao biotipo de quem vai dormir. Se você optar pelo de espuma, fique atento à classificação de densidade definida pelo Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que vai de D18 a D45. Para entender como a densidade faz diferença para diferentes biotipos, temos alguns exemplos.

Para alguém que mede 1,70m e pesa 70kg, a densidade ideal do seu colchão vai de D28 a D33. Se o peso é 92kg e a altura é 1,80m, a densidade adequada passa a ser de D33 a D40. No caso de colchão para casal, some as alturas de ambos, divida por dois e considere o peso de quem tem a massa corporal maior. Assim, um casal de 1,70m e 1,66m de altura, pesando, respectivamente, 75kg e 60kg, deve optar por um colchão D28 a D33.

No caso dos colchões de mola, a densidade não se aplica, mas sim o sistema usado e o número de molas por metro quadrado. Entre os diversos tipos de modelos, os mais comuns são: bonnel, fio contínuo e molas ensacadas individualmente.

Os colchões com mola do tipo bonnel têm molas interligadas. São confortáveis, mas transmitem os movimentos por toda a superfície, ideal para quem dorme sozinho. Fique atento a capacidade de suporte. O sistema bonnel conta com cerca de 115 molas/m² e suporta, em média, até 100 kg por pessoa.

Molejos com fio contínuo mais espesso e maior quantidade de molas por metro quadrado são indicados para usuários maiores pois suportam até 150kg por pessoa.

Versões com molas ensacadas geram menos ruído, melhoram o conforto anatômico, térmico e produzem menor movimentação quando a cama é compartilhada.  O modelo de mola não se deforma com o peso do corpo, o que vai permitir uma maior durabilidade.

Agora, se você está procurando o colchão ideal, seja ele de espuma ou molas, a Colchões Castor tem a opção certa para a sua melhor qualidade de sono.

São 60 anos voltados aos estudos, desenvolvimento e evolução na busca incessante de proporcionar um sono reparador aos seus clientes. Colchão Castor é design por fora e conteúdo por dentro. Pocket® é Castor.

Muito além das molas ensacadas tradicionais do mercado, os colchões da Castor possuem 230 molas por m², em média, e isso impacta profundamente na resistência, suporte de peso e durabilidade.

O Premium Gel da Castor é um colchão que regula continuamente o microclima da sua pele, ou seja, conforto constante em todas as estações do ano.

Contém em seu tecido a tecnologia Argentum Plus, com propriedades antibacterianas que proporcionam a prevenção de ácaros, bactérias e reduz alergias. Nas laterais ainda existe uma malha de Aria 3D, que promove uma ventilação constante de ar no seu colchão, controlando a umidade e calor durante as suas noites de sono e suporta até 120kg por pessoa.

Para saber mais sobre o Castor Premium Gel, acesse o site oficial da empresa.