Saúde
Como se proteger da catapora, doença comum no início da primavera


Doença considerada comum entre crianças e altamente contagiosa, a catapora tende a ser registrada com maior frequência no final do inverno e com a chegada da primavera.
Segundo o infectologista Claudison Bastos, “isso acontece porque no período de frio, as pessoas se aglomeram mais, principalmente em ambientes fechados, o que facilita a transmissão por gotículas e aerossóis. Como o vírus tem um período de incubação de cerca de duas semanas, os casos acabam surgindo mais na transição deste período”.
A catapora se manifesta por meio de manchas avermelhadas na pele que evoluem para bolhas espalhadas pelo corpo.
Veja também:
- Saiba as regras para plantio de árvores em Curitiba
- Paraná começa a semana com mais de 14 mil vagas de emprego
Além disso, outros sintomas da catapora, causada pelo vírus Varicela Zóster podem ser mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre.
É importante ressaltar que, quando acometida por um adulto, a catapora tem potencial mais grave e taxa de letalidade de 15 a 40 vezes maior do que a verificada em crianças, segundo um estudo realizado pelo Centro de Informação em Saúde para Viajantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Veja como se proteger da catapora
Para ajudar a prevenir o aumento dos casos da catapora, o infectologista Claudison Bastos recomenda a vacina contra a varicela, que está disponível nas redes pública e privada de saúde.
O infectologista acrescenta que a imunização contra a catapora deve ser realizada mesmo sem período de surto da doença, com recomendação da primeira dose a partir dos 12 meses de idade.
O esquema vacinal é feito em duas doses no intervalo de três meses.