Saúde
Hemepar solicita com urgência doações de quatro tipos sanguíneos


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) solicita, com urgência, doações de quatro tipos sanguíneos.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), o Hemepar precisa de doações de sangue dos tipos A+, B-, O+ e O-. O estoque atual para esses tipos sanguíneos é suficiente para aproximadamente dois dias, o que caracteriza a situação como crítica.
Em 2024, 147.756 bolsas de sangue foram doadas no Paraná. Do total, 45.752 são de A +; 2.155 são de B-; 64.279 de O+ e 13.464 de O-. Existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue no estado.
O total de bolsas doadas em Curitiba foi de 27.096 para esses tipos sanguíneos. De acordo com a diretora do Hemepar, Vivian Patrícia, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato absolutamente indispensável no salvamento de vidas.
Doação de sangue
O agendamento para doação de sangue ocorre no site. Para doar, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável.
VEJA TAMBÉM:
- Câncer de mama afeta 5% das mulheres mais jovens: entenda
- Fila de espera no SUS para cirurgias cresce e afeta principalmente idosos
O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.