VEM AÍ
Alerta amarelo de chuvas intensas e ventos fortes volta ao Paraná
doar sangue salva vidas
Estado pede agendamento para doação de sangue e reforça importância do gesto durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes.
Com a chegada do feriado de Páscoa e do Dia de Tiradentes, o Governo do Paraná reforça o apelo por doação de sangue para manter os estoques nos hemocentros em níveis seguros. O aumento de deslocamentos nas estradas e a alta na ocorrência de acidentes tornam o período crítico para o atendimento de emergências hospitalares.
O intervalo entre os dias 17 e 21 de abril será marcado por ponto facultativo em algumas repartições, e com isso, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná alerta sobre a importância da contribuição da população.
Segundo o secretário Beto Preto, o momento é decisivo para garantir que os bancos de sangue estejam abastecidos:
“Como muitas pessoas estarão nas estradas, nossos estoques devem estar prontos para atender emergências”.
Para evitar filas e superlotação nas unidades da Hemorrede, a doação de sangue deve ser feita mediante agendamento, disponível via site oficial do Hemepar ou por telefone.
O agendamento garante melhor planejamento das coletas, assegurando a disponibilidade de todos os tipos sanguíneos, especialmente os de maior demanda.
LEIA TAMBÉM
A doação é um processo seguro e essencial. Confira os principais critérios para doar:
Homens podem doar a cada dois meses (até 4 vezes ao ano), enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses (até 3 vezes por ano).
O Hemepar conta com unidades distribuídas em todas as regiões do estado. Durante o feriado, o atendimento será adaptado.
Veja alguns horários de funcionamento destacados:
Para consultar o cronograma completo de todas as unidades regionais, acesse o site do Hemepar.
Vacina
Vacinação
Saúde
De janeiro a março