Saúde
Curitiba recebe novas doses e retoma vacinação contra a Covid-19
BOA AÇÃO
A doação pode ocorrer em qualquer uma das 23 unidades
Com o objetivo de reforçar os estoques, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta para que voluntários doem sangue antes das festas de fim de ano.
De acordo com o Hemepar, a doação de sangue garante o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões durante o fim do ano. A doação pode ocorrer em qualquer uma das 23 unidades do Hemepar no Paraná.
Conforme a coordenadora do Hemepar, Vivian Raksa, as festas de fim de ano são momentos críticos para os estoques de sangue devido à redução no número de doadores e à maior demanda por transfusões.
“O Natal e Ano-Novo são momentos de celebração e união, mas também de conscientização. Precisamos garantir que os estoques de sangue estejam em níveis adequados para atender a todos que necessitem. Cada doação pode salvar até quatro vidas e fazer a diferença para muitas famílias”, diz.
O Hemepar Curitiba teve uma queda no número de doadores na última semana. No mês de dezembro, houveram apenas 100 a 120 doações diárias.
LEIA TAMBÉM
O voluntário precisa ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Homens podem doar a cada dois meses, já as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações.
Novas regras da Anvisa
doar sangue salva vidas
Vacina
Vacinação