IMUNIZAÇÃO
Paraná amplia vacinação contra a dengue: veja onde se imunizar
Alerta!
A infecção pode avançar para um situação de risco de morte em 24 a 48 horas
Um novo caso de infecção genital está preocupando os médicos do sistema público de saúde da Inglaterra. Os profissionais descreveram três novos casos de fasciíte necrosante, uma infecção pela bactéria que “come a carne” do corpo humano, na região genital de mulheres.
De acordo com o portal UOL, o episódio foi relatado em um artigo publicado em 8 de abril no tradicional periódico BMJ Case Reports. Casos semelhantes também foram registrados na Europa e nos Estados Unidos.
De acordo com os ginecologistas, o estudo descreve três pacientes, mas os especialistas alertam que o número de ocorrências está aumentando. Duas mulheres procuraram o pronto-socorro com dor na vulva, enquanto a terceira desenvolveu a infecção após uma cirurgia na região.
LEIA TAMBÉM
A doença pode ser provocada por diferentes bactérias, como Escherichia coli (E. coli), Klebsiella, Staphylococcus e Streptococcus (do grupo A, tipo invasivo). Quando atinge a região perineal ou genital, a infecção também é conhecida como Gangrena de Fournier. A bactéria invade a fáscia, tecido conjuntivo que envolve músculos, nervos, gordura e vasos sanguíneos, e provoca sua destruição. A progressão da infecção é extremamente rápida.
De acordo com o UOL, o professor de microbiologia e imunologia da Universidade de Indiana, ao Live Science, Bill Sullivan, informou que a infecção pode avançar para um situação de risco de morte em 24 a 48 horas. Após entrarem na pele, elas liberam toxinas potentes que podem levar à destruição rápida do tecido, liquefazendo músculos, nervos e vasos sanguíneos.
O estudo aponta que a infecção genital é rara, com uma incidência de cerca de 0,4 a 0,53 casos a cada 100 mil pessoas no Reino Unido. Ainda assim, a taxa de mortalidade pode chegar a 50%.
A doença afeta com maior facilidade pessoas com o sistema imunológico comprometido, além de pacientes com alcoolismo ou desnutrição grave.
Entre os sintomas estão: vermelhidão, dor, sensibilidade e inchaço nos órgãos genitais ou na região do períneo, febre, forte odor, mal-estar, lesão, anemia, taquicardia e alteração na pressão.
Já as possíveis causas são: abscesso, fístula anal e diverticulite, perfuração genital (como piercing, procedimentos cosméticos ou cirúrgicos), infecção da bexiga ou do trato urinário, lesão que causa arranhão ou queimadura, picada de inseto, câncer retal, falta de higiene íntima, relação sexual e úlcera.