Saúde

Ligações ao 156 registram aumento de 234% no fim de semana

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Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

Durante o sábado (13) e o domingo (14), primeiro final de semana da bandeira vermelha em Curitiba, os canais da Central 156 de Atendimento ao Cidadão registraram um aumento de 234% entre solicitações e pedidos de informação sobre a covid-19. O crescimento foi realizado pelo comparativo com as demandas registradas no fim de semana anterior, quando Curitiba estava em bandeira laranja.

Neste último fim de semana, foram 3.006 registros no 156: 1.558 solicitações e 1.446 pedidos de informações. Já no fim de semana anterior, os registros do mesmo assunto somaram 901: 493 solicitações e 408 pedidos de informações relacionadas à covid-19.

Pedidos por fiscalização foram as demandas mais solicitadas à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), principalmente, em estabelecimentos comerciais e em templos religiosos abertos no período diurno. No sábado, foram 526 pedidos e no domingo, 229.

As denúncias de aglomerações em locais públicos foram 273: 104 feitas no sábado e 169 no domingo.

Na sequência dos registros do fim de semana de bandeira vermelha, estiveram 202 denúncias pela falta de equipamentos obrigatórios de proteção, como máscaras e álcool em gel, em comércios: 155 no sábado e 47 no domingo.

“Esse aumento de registros demonstra que uma parcela da população está preocupada em seguir os protocolos de prevenção e controle da pandemia. É importante que essas pessoas atuem na conscientização de familiares e amigos para uma conduta segura”, disse o coordenador de atendimento da Central 156, Flávio dos Santos.

Foram 141 registros de dúvidas sobre as medidas do decreto vigente, sendo 70 solicitações no sábado e 71 no domingo. Denúncias de atividades noturnas de templos e comércios foram 129.

Também houveram cinco chamados denunciando circulação de pessoas contaminadas e de pedidos por exames da covid-19.

Colaboração Prefeitura de Curitiba