SAÚDE PÚBLICA

Surto de metapneumovírus: o que você precisa saber

Ministério da Saúde acompanha o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China e reforça medidas de prevenção contra infecções respiratórias no Brasil.

metapneumovirus-humano-hmpv
Foto: Reprodução/Freepik

O metapneumovírus humano (HMPV), que tem causado aumento de infecções respiratórias na China, está sendo monitorado de perto pelo Ministério da Saúde no Brasil.

Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo, o órgão reforça a importância da vacinação e das medidas de prevenção para conter a transmissão de vírus respiratórios no Brasil.

O que é o metapneumovírus humano (HMPV)?

Identificado no Brasil pela primeira vez em 2004, o HMPV é um vírus que afeta as vias respiratórias superiores e inferiores. Ele é uma das causas de síndromes gripais leves, mas em casos graves pode evoluir para a síndrome respiratória aguda, exigindo internação.

A vigilância do HMPV no Brasil é realizada por meio de sistemas como o Sivep e os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs), que monitoram a circulação de patógenos respiratórios em diferentes regiões.

Ações do Ministério da Saúde no Brasil

O Ministério da Saúde, em alinhamento com a OMS e outras autoridades globais, acompanha a situação epidemiológica na China e reforça estratégias de prevenção no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Uma das ações é a vacinação contra a gripe e contra a covid-19, essencial para prevenir formas graves da doença, principalmente em grupos prioritários como idosos e crianças.

Além disso, é recomendado o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais, que ajudam a reduzir a taxa de transmissão de vírus como o HMPV.

Além disso, foi publicado o Guia de Vigilância Integrada da Covid-19, Influenza e outros vírus respiratórios, que reúne orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

Surto de HPMV na China

De acordo com o Centro de Controle de Doenças da China (China CDC), o aumento de casos de infecções respiratórias, incluindo o HMPV, se concentra nas províncias do norte do país. Apesar disso, a intensidade das infecções é menor do que no mesmo período do ano anterior.

Como se proteger do metapneumovírus?

O Ministério da Saúde reforça medidas simples, mas eficazes, para evitar infecções respiratórias:

  • Atualizar as vacinas de gripe e Covid-19.
  • Higienizar as mãos regularmente.
  • Utilizar máscaras em locais fechados ou em caso de sintomas gripais.
  • Manter ambientes ventilados.