Saúde
Orientação profissional ajuda estudantes a definirem carreiras


Grande parte dos jovens projetam as expectativas na formação acadêmica e buscam por estágios para desenvolver algumas competências profissionais. Mas, na hora de decidir qual carreira seguir, muitos estudantes ficam indecisos e, neste momento, a orientação profissional e de carreira é uma ferramenta que ajuda nessa escolha.
“Para evitar que o jovem se frustre por uma escolha inadequada ao seu perfil ou eliminar a possibilidade de desistência durante o curso, é preciso buscar identificar o que se precisa desenvolver durante os primeiros períodos do curso para ingressar no mercado de trabalho, ter o melhor aproveitamento das disciplinas e construir uma rede de relacionamento forte, criando uma conexão com o propósito do trabalho dentro do projeto maior, que é a vida”, explica a psicóloga e especialista em desenvolvimento pessoal e carreira, Dâmaris Cristo.
Segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), em todo o Paraná, o número de vagas de estágio disponibilizadas passou de 1.419, em julho de 2020, para 2.449 em julho de 2021, um crescimento de 72% na oferta para estudantes de diversos cursos e níveis escolares.
E este aumento de vagas é uma oportunidade para quem busca se desenvolver durante a graduação. Para se tornar mais atrativo no mercado, mesmo durante a pandemia, o estudante do terceiro ano de Relações Internacionais, Raul Prosdócimo Souza, buscou ajuda profissional para conseguir uma vaga de estágio. Durante a orientação profissional, o estudante aprendeu a estruturar um currículo e utilizar o Linkedin, além de outras ferramentas.
“Foi um dos melhores investimentos que já fiz na minha recém carreira de trabalho. Adquiri ferramentas poderosas e conhecimentos que irão auxiliar em minha trajetória. Desenvolvi um currículo atrativo e compreendi quais atitudes são coerentes e incoerentes no mercado de trabalho, essenciais para àqueles que já querem começar com o pé direito em busca de uma carreira consolidada”, afirma o estudante.
De acordo a psicóloga Dâmaris Cristo, para os jovens que desejam buscar uma oportunidade profissional, a dica é começar criando um currículo e uma boa estratégia de posicionamento pessoal, utilizando as redes sociais para mostrar os interesses, habilidades e desejos profissionais. Outra forma é aproveitar os cursos on-line gratuitos.
Como se destacar no estágio mesmo trabalhando em home office
O jovem estudante que está buscando uma oportunidade profissional, além de ter uma boa performance acadêmica, também deve aprender todos os assuntos ligados à tecnologia, uma vez que, as profissões serão impactadas em algum momento e as empresas estão cada vez mais digitais.
Na visão de Dâmaris, outros pontos que merecem atenção são ter flexibilidade para se adaptar às mudanças, inteligência emocional e liderança, capacidade de inovação, pensamento crítico e perfil empreendedor.
Outro caminho para os estudantes é buscar uma mentoria, com sessões que abordem temas específicos da orientação profissional e de carreira, com diálogos investigativos, testes, levantamentos de dados, entre outros.