Saúde

Os efeitos da pandemia na vida das mulheres

people-2557399_1920
Imagem: StockSnap/Pixabay

Quando os primeiros países começaram o isolamento, a ONU mulheres lançou um alerta mundial, advertindo autoridades políticas, sanitárias e organizações sociais sobre a forma como a pandemia da COVID-19 e o isolamento social poderiam afetar as mulheres, tanto através da sobrecarga de trabalho como através do incremento dos índices de violência doméstica e diminuição de acesso a serviços de atendimento.

De fato, dados recentes, apontam aumento de 22% nos casos de feminicídio no Brasil, segundo levantamento do fórum brasileiro de segurança pública (FBSP), entre os meses de março e abril. Já a pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua realizada pelo IBGE, aponta que cerca de 7 milhões de mulheres deixaram seus postos de trabalho no início da pandemia, 2 milhões a mais do que o número de homens na mesma situação. O documento da ONU aponta que, na história da humanidade, toda crise social atingiu com mais intensidade as mulheres.

Outro estudo realizado pela ONG Kaiser Family Foundation, dos Estados Unidos, aponta que as mulheres se sentem emocionalmente mais abaladas, em meio à pandemia, que os homens. O levantamento mostra que 53% das mulheres, que responderam à pesquisa, declararam que o estresse e a preocupação, neste período, têm relação com o novo Coronavírus. Entre os homens, esse índice chega a 37%.

Considerando as mulheres que podem manter suas atividades profissionais de forma remota e permanecer em isolamento, o modo repentino como a exigência do home office trouxe dificuldades adicionais. Relatos de mulheres que somaram à carga horária de suas atividades em ambiente virtual, todo trabalho doméstico, as atividades escolares dos filhos e os cuidados com parentes idosos que estão isolados. Além disso, mulheres ainda se deparam com as cobranças para não negligenciar os cuidados com a própria saúde e aparência física.

Veja mais detalhes na reportagem completa do Destaque Ponta Grossa desta segunda-feira (08):

https://youtu.be/hzEMykEWLOI