Saúde

Paraná recebe 57.800 doses da vacina contra a covid-19

normal_20210224_agb_vacinas4
Foto: Geraldo Bubniak AEN

Neste sábado (8) o Paraná recebeu mais 57.800 doses da vacina contra a covid-19. O imunizante é o CoronaVac, produzido em parceria pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, de São Paulo. Todas as aplicações serão destinadas para a segunda dose.

As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 10 horas. De lá, foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para verificação, separação e armazenamento, parte do processo de distribuição para as 22 Regionais de Saúde do Estado. 

Essa remessa se soma às 242 mil doses da vacina Covishield, da parceria AstraZeneca/Oxford, entregues nesta quinta-feira (6), e às 67.774 doses do imunizante Pfizer/Comirnaty/BioNtech. Esse lote é composto por 367.574 imunizantes para doses de reforço e início da imunização em grupos prioritários novos, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. O conjunto de vacinas começará a ser encaminhado para os municípios no início da semana.

Coronavac

O lote deste sábado (8) é formado por 15.919 doses para pessoas de 60 a 64 anos, 2.747 para forças de segurança e salvamento (inclusive Forças Armadas) e 33.377 para ajustar a imunização em segunda dose no público prioritário já vacinado com a primeira, como trabalhadores de saúde e idosos, dependendo da necessidade dos municípios. A diferença para o quantitativo total é a reserva técnica. A remessa nacional é composta por 999.900 doses.

Informações da Agência Estadual de Notícias