IMUNIZAÇÃO
Vacina gripe: com 332 mil doses, Paraná inicia campanha em breve
Imunização contra a gripe
Doses começarão a ser aplicadas no dia 1º de abril.
A campanha de aplicação da vacina da gripe em 2025 foi antecipada. A imunização irá começar a partir de 1º de abril, no Paraná.
O envio das 332 mil doses, para as 22 regionais de saúde, sob o guarda-chuva da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), teve inicio nesta quinta-feira (27).
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a ideia de antecipar a vacinação em uma semana tem como objetivo atingir o maior número de pessoas imunizadas.
“A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, explicou o chefe da pasta.
A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
LEIA TAMBÉM
Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria).
Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta do governo é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.
Melhor prevenir, que remediar!
IMUNIZAÇÃO
Saúde
LEPTOSPIROSE MATA!