saúde

Governo instala tendas para atender casos de virose nas praias

As tendas foram instaladas em pontos estratégicos de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

virose-nas-praias-do-parana
Foto: Reprodução / Rede Massa

Os casos de viroses estão aumentando significativamente nas praias do Paraná, principalmente durante a temporada de verão. Para combater o aumento dos casos, o Governo do Estado instalou tendas para atender pessoas com suspeitas de virose.

Tendas de atendimento para os casos de virose no litoral

As tendas foram instaladas em pontos estratégicos de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e funcionarão até o fim do Carnaval, oferecerão atendimento médico 24 horas por dia, com capacidade para atender até 250 pacientes por dia cada uma.

O objetivo é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e garantir um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes com sintomas de viroses.

LEIA TAMBÉM

Causas e prevenção

As viroses gastrointestinais são as mais comuns nessa época do ano e são causadas por vírus como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus. A transmissão ocorre principalmente pela via fecal-oral, por contato direto ou indireto com alimentos e água contaminados.

Para prevenir a doença, é fundamental manter a higiene das mãos, consumir água tratada e alimentos seguros, evitar aglomerações e locais impróprios para banho. Em caso de sintomas como diarreia, vômitos e febre, é importante buscar atendimento médico.

Ação do Governo para Combater o Surto

Além da instalação das tendas, o governo do estado está monitorando de forma constante os casos de doenças diarreicas agudas (DDA) e realizando ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza análises frequentes da água para garantir sua potabilidade.

A SESA reforça a importância de buscar atendimento médico em caso de sintomas, especialmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis à desidratação.