O LITORAL VAI FERVER!
Shows em Matinhos e Pontal do Paraná começam hoje: veja a agenda
saúde
As tendas foram instaladas em pontos estratégicos de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná
Os casos de viroses estão aumentando significativamente nas praias do Paraná, principalmente durante a temporada de verão. Para combater o aumento dos casos, o Governo do Estado instalou tendas para atender pessoas com suspeitas de virose.
As tendas foram instaladas em pontos estratégicos de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e funcionarão até o fim do Carnaval, oferecerão atendimento médico 24 horas por dia, com capacidade para atender até 250 pacientes por dia cada uma.
O objetivo é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e garantir um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes com sintomas de viroses.
LEIA TAMBÉM
As viroses gastrointestinais são as mais comuns nessa época do ano e são causadas por vírus como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus. A transmissão ocorre principalmente pela via fecal-oral, por contato direto ou indireto com alimentos e água contaminados.
Para prevenir a doença, é fundamental manter a higiene das mãos, consumir água tratada e alimentos seguros, evitar aglomerações e locais impróprios para banho. Em caso de sintomas como diarreia, vômitos e febre, é importante buscar atendimento médico.
Além da instalação das tendas, o governo do estado está monitorando de forma constante os casos de doenças diarreicas agudas (DDA) e realizando ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza análises frequentes da água para garantir sua potabilidade.
A SESA reforça a importância de buscar atendimento médico em caso de sintomas, especialmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis à desidratação.