Obituário
Godofredo Pepey, ex-lutador do UFC, é encontrado morto em prisão nos EUA
Obituário
Com mais de cinco décadas de carreira, João Chagas foi vencedor de 13 festivais do gênero tradicionalista.
O músico nativista João Chagas Leite faleceu aos 80 anos nesta terça-feira (11), após complicações decorrentes de um câncer. O artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), na região norte do Rio Grande do Sul.
Natural de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, João Chagas Leite construiu uma trajetória marcante na música nativista gaúcha, com mais de 300 composições em seu repertório. Entre os sucessos, estão canções como “Ave Sonora” e “Campo, Pampa e Querência”. Um de seus maiores hits, “Desassossegos”, ultrapassa 4 milhões de reproduções em plataformas digitais.
LEIA TAMBÉM
Com mais de cinco décadas de carreira, João Chagas foi vencedor de 13 festivais do gênero tradicionalista. Em maio deste ano, o músico havia anunciado seu retorno aos palcos após dois anos afastado para tratar a doença.
“Subir num palco, levar aquela música esperada pelas pessoas que rezaram muito, vibraram muito comigo, é emocionante”, declarou na época.
Mesmo com uma deficiência física na mão esquerda, João Chagas Leite nunca abandonou o violão. Ele desenvolveu uma técnica própria, tocando o instrumento de forma invertida e utilizando um dedal para superar as limitações.
Em homenagem ao artista, a Prefeitura de Uruguaiana decretou luto oficial de três dias. “Uma grande perda. Dia triste para todos nós”, publicou o perfil do município nas redes sociais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS