Luto no rádio

Morre Josias Lacour, radialista e ex-vereador, aos 67 anos

Jornalista e ex-vereador morreu em Curitiba aos 67 anos após sofrer complicações devido a uma cirurgia.

Josias Lacour, radialista e ex-vereador de Curitiba
Reprodução/;Redes sociais

O radialista e ex-vereador Josias Lacour morreu nesta terça-feira (13), aos 67 anos, em Curitiba. As informações foram confirmadas por familiares nas redes sociais e também pela Prefeitura de Curitiba, em nota oficial.

Josias Lacour deixa legado no esporte e na comunicação

Escritor, professor e ex-vereador de Curitiba, Josias Lacour estava em São Francisco do Sul (SC) quando passou a sentir dores abdominais e pélvicas. Na tarde de segunda-feira (12), ele chegou a uma unidade de saúde em Curitiba em uma ambulância particular contratada pela família.

LEIA TAMBÉM

A prefeitura informou que Josias Lacour tinha histórico recente de cirurgia por diverticulite e sentia dores há pelo menos cinco dias. Ainda de acordo com o comunicado, ele recebeu antibiótico e passou por exames laboratoriais gerais e radiografia do abdômen.

Na tarde desta terça-feira (13), segundo a nota, houve “piora significativa” do quadro clínico antes da transferência para um leito cirúrgico com urgência, e o paciente não resistiu.

Josias Lacour nasceu em Loanda, no noroeste do Paraná. O sepultamento ocorre nesta quarta-feira (14), às 15h30, no Cemitério Vertical de Curitiba.

Carreira de Josias Lacour na imprensa e na política

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Josias Lacour foi descoberto pelo comunicador Dirceu Graeser. Ele tinha uma trajetória de mais de 50 anos na comunicação, com forte atuação no rádio esportivo, onde narrou e comentou a história do futebol, sendo citado como referência na crônica esportiva estadual.

Na política, foi vereador em Curitiba entre 1993 e 2000. Atualmente, trabalhava na Secretaria Municipal de Esporte.

Na literatura, Josias Lacour escreveu obras como “80 Anos de Gol”, sobre a história do rádio esportivo no Paraná, e “Paraná Clube – A Década de Ouro e a Volta à Série A”

Repercussão e homenagens

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, lamentou a morte do ícone do rádio paranaense. “Com tristeza, recebo a notícia do falecimento do jornalista e ex-vereador Josias Lacour. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos”, escreveu nas redes sociais.

O Paraná Clube, time apontado como o clube do coração do radialista, publicou uma nota lamentando a morte de Josias Lacour. “Profissional reconhecido pela sensibilidade e dedicação à comunicação, Josias construiu uma trajetória marcada, sobretudo, pelo compromisso com a história e a identidade do Paraná Clube”, destaca o clube.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) e o presidente Hélio Cury Filho também lamentaram o falecimento do radialista e destacaram sua “atuação relevante na imprensa esportiva paranaense”.