Segurança
Reintegração de posse despeja 200 pessoas de terreno em Curitiba


Cerca de 200 pessoas foram retiradas de um terreno na Cidade Industrial de Curitiba em cumprimento a uma ação de reintegração de posse nesta sexta-feira (10).
O despejo, autorizado pela Justiça após uma ação do dono do terreno, foi realizado pela Polícia Militar (PM) e teve a presença da Fundação de Ação Social (FAS). A ocupação no local começou na última semana de abril.
A Defensoria Pública e o Ministério Público tentaram a suspensão da liminar que autorizava a reintegração de posse no lote em Curitiba, mas não conseguiram. Cerca de 90 barracos foram destruídos.
A PM informou que a ação foi pacífica. Os moradores foram orientados a entrar em contato com a FAS.
Veja a nota da Prefeitura de Curitiba sobre a situação:
A Prefeitura de Curitiba acompanha nesta sexta-feira (10/5) o cumprimento pela Polícia Militar (PM) da ordem judicial de reintegração de posse de terreno particular no bairro CIC.
Desde às 6h, equipes da Fundação de Ação Social (FAS), Conselho Tutelar, Saúde, Guarda Municipal e Administração Regional estão no local para ofertar serviços e garantir direitos das cerca de 120 pessoas que ocupam a área.
A FAS atendeu 11 pessoas que aceitaram fazer o cadastro para levantamento das necessidades de cada uma e oferta de serviços. Nenhuma delas concordou em receber acolhimento da FAS nas unidades do município.
A FAS orientou as famílias sobre o Cadastro Único, que dá acesso a benefícios sociais, documentação civil, oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, serviços de intermediação de mão de obra, inclusive sobre o mutirão de empregos que está sendo realizado nesta sexta-feira, na Administração Regional, com a participação de seis empresas.
As famílias foram orientadas ainda a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sandra, o mais próximo da área invadida, caso necessitem dos serviços da assistência social e do trabalho e emprego.
Leia também no Massa News: