Segurança
Curitiba amplia vacinação contra gripe para todos os grupos prioritários


Curitiba abre na segunda-feira (1) a campanha de vacinação contra a gripe de 2024 para todos os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Ao todo, fazem parte deste grupo 665 mil pessoas na capital paranaense.
Foram definidos como público-alvo pelo Ministério da Saúde:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Gestantes
– Puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias)
– Pessoas com doenças crônicas
– Pessoas com deficiência permanente
– Trabalhadores de saúde
– Professores do ensino básico e superior
– Indígenas
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais da força de segurança e salvamento
– Profissionais das forças armadas
– Caminhoneiros
– Trabalhadores do transporte coletivo
– Trabalhadores portuários
A ampliação da vacinação para todos os públicos prioritários acontece com a disponibilização de novas doses do imunizante pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nesta quarta-feira (27), Curitiba recebeu 143 mil doses do imunizante. Na última semana, o município havia recebido, na primeira remessa, 66 mil doses.
Vacinação contra a gripe em Curitiba
A vacina estará disponível, a partir de segunda-feira (1), em 104 unidades de saúde para pessoas com 12 anos ou mais que pertençam a públicos convocados. Para as crianças convocadas, a vacina estará disponível em 103 unidades de saúde.
Os trabalhadores da Saúde da rede municipal já estão recebendo desde a última segunda-feira (25) a vacina diretamente no seu local de trabalho. E desde essa quarta-feira (27), os trabalhadores da Saúde autônomos ou que atuem em hospitais e outros estabelecimentos estão recebendo a dose no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), na Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, no Seminário. A vacinação para trabalhadores da Saúde, no Coren, é realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto na Sexta-Feira Santa, 29/3).
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação e documentação que comprove a sua situação de inclusão em um dos grupos prioritários.
A SMS orienta que, na medida do possível, evite-se buscar a vacinação nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais. A SMS também orienta que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência antes de horário de fechamento da unidade de saúde, para realizar qualquer vacina.