Segurança

Paraná tem alerta vermelho para onda de calor

parana-onda-de-calor
Foto: José Fernando Ogura /AEN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mudou o nível do alerta para a onda de calor que atinge o Brasil em vários estados, incluindo o Paraná.

Até às 18h de domingo (24), as regiões estão sob “alerta vermelho” que indica grande perigo.

Ao todo, são nove estados com o aviso:

  1. Minas Gerais (MG)
  2. Paraná (PR)
  3. Rio de Janeiro (RJ)
  4. São Paulo (SP)
  5. Mato Grosso (MT)
  6. Pará (PA)
  7. Goiás (GO)
  8. Mato Grosso do Sul (MS)
  9. Tocantins (TO)

No Paraná, o alerta vermelho indica grande perigo de onda de calor para as regiões norte, noroeste, central, oeste e parte da Grande Curitiba.

parana-calor

O Estado também tem um alerta laranja para o fenômeno, que indica “perigo”. O aviso é válido para as regiões central, oeste, sudoeste, sudeste, centro-sul e Região Metropolitana de Curitiba.

onda-calor-parana

Riscos da onda de calor à saúde

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), os principais impactos das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.

Para evitar estes problemas, os cuidados que podem ser adotados em casa ou no ambiente externo são: ter sempre uma garrafinha de água por perto; caso tenha dificuldade em ingerir água, saborizar a água com rodelas de limão, laranja ou hortelã, por exemplo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água; consumir mais frutas, verduras e legumes; e não substituir a água por néctares, sucos ou refrigerantes.

Outras sugestões são tomar banhos gelados, usar ventiladores e evitar exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.