Policial

Simulação de desastres mobiliza 500 pessoas no Paraná

simulacao-de-desastres
Foto: reprodução SAMU

Uma simulação realista de desastres vai mobilizar cerca de 500 pessoas em Campo Mourão, no noroeste do estado, neste próximo sábado(17).

Simulação realista de desastres

Profissionais do Corpo de Bombeiros, SAMU, ROTAM, assim como estudantes do último ano de Medicina (11º e 12º períodos), irão participar da ação.

Do mesmo modo, professores, supervisores e acadêmicos do Centro Universitário Integrado, vão atuar como as “vítimas” do simulado.

LEIA TAMBÉM:

O treinamento terá transmissão ao vivo, das 9h às 12h, pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATEM) no Instagram @latemintegrado.

“Vamos utilizar manequins, atores treinados, maquiagem artística e ambientes virtuais para recriar cenários que os participantes poderiam encontrar em suas profissões”

explica a coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Taísa Navasconi Berbert.

Agentes públicos participantes da ação

Para Davi Otávio Bentz, 2° Tenente e Comandante do Pelotão da ROTAM, a ação é importante para que os participantes consigam tomar decisões corretas e rápidas em um cenário real.

“Esse treinamento é importante não só para a Polícia Militar, mas para todos os protagonistas que – se demandados em uma situação real – terão que tomar decisões assertivas para salvar o máximo de vidas possíveis”

Davi Otávio Bentz, 2° Tenente e Comandante do Pelotão da ROTAM.

Yonara Barião Thé da Silva, enfermeira intervencionista e coordenadora do NEP SAMU Noroeste, ressalta que o treinamento é uma forma de reduzir erros e buscar excelência no atendimento.

“O treinamento é uma maneira de reduzir os erros e levar à excelência no atendimento prestado. Assim, é possível aprimorar e capacitar nossos colaboradores intervencionistas para atuarem em cenários de triagem e manejo de vítimas em grandes desastres”

Yonara Barião Thé da Silva, enfermeira intervencionista e coordenadora do NEP SAMU Noroeste.

Benefícios do treinamento simulado

Segundo os acadêmicos do curso de Medicina o treinamento contribui para formar profissionais mais competentes assim como deixar mais confiantes e preparados.

Além disso, a coordenadora do curso, Taísa Navasconi Berbert, aponta dez grandes aprendizados para os alunos que participantes da simulação.

Veja abaixo os dez aprendizados

  • 1) Desenvolvimento de habilidades práticas;
  • 2) Melhoria da tomada de decisão;
  • 3) Preparação para situações críticas;
  • 4) Avaliação e feedback;
  • 5) Integração e coordenação de equipes;
  • 6) Reforço do conhecimento teórico;
  • 7) Redução de riscos;
  • 8) Familiarização com novas tecnologias e procedimentos;
  • 9) Desenvolvimento de competências emocionais;
  • 10) Inovação e melhoria de processos.

*Com supervisão de Douglas Pimentel