Policial
Mais de 800 pessoas foram presas por violência contra a mulher


O combate à violência contra a mulher foi intensificado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) no estado. Durante a Operação Shamar, realizada entre os dias 1º e 28 de agosto, 848 pessoas foram presas em todo o Paraná.
Violência contra a mulher: 848 presos em agosto
A operação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, contou com ações repressivas, preventivas e educativas. Além das prisões, foram apreendidas 55 armas e 123 munições.
Para conscientizar a população sobre o tema, a PCPR realizou palestras em escolas, empresas e órgãos públicos, alcançando mais de 3 mil pessoas. Além disso, foram distribuídos 6.230 panfletos informativos.
LEIA TAMBÉM:
- Idosa é agredida por filho que estaria usando drogas em casa
- Adolescente desaparecida é encontrada enterrada em sítio
Sinal de ajuda: uma ferramenta para salvar vidas
Durante a operação, a polícia também divulgou o sinal de ajuda criado pela Canadian Women’s Foundation. Esse gesto, feito com as mãos, é uma forma discreta de pedir socorro em situações de violência doméstica.
Como fazer o sinal de ajuda:
- Levante a mão com a palma para fora.
- Dobre o polegar e feche os dedos sobre ele.
- A palma da mão deve apontar para a pessoa que você deseja pedir ajuda.
A importância da denúncia
A delegada Luciana Novaes destaca a importância de divulgar o sinal de ajuda e de denunciar casos de violência contra a mulher. “Precisamos, nós mulheres, estarmos unidas para nos protegermos e garantirmos nossos direitos”, afirma a delegada.