Fim do vape

Venda de cigarro eletrônico pode ser denunciada pelo 181

Iniciativa atende a uma solicitação do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD)

cigarro-eletronico-disque-denuncia-vendas
Foto: SESP

A venda de cigarro eletrônico agora pode ser denunciada, de maneira anônima pelo número 181. A comercialização está proibida desde 2009.

A medida atende a uma solicitação do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD).

Cigarro eletrônico é proibido

O intuito é reforçar a fiscalização, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) adicionou ao Disque-Denúncia 181 uma nova funcionalidade que permite à população denunciar anonimamente esses casos.

Segundo o coordenador coronel Walter Aguiar, a ferramenta garante total sigilo ao denunciante.

LEIA TAMBÉM

“O Disque-Denúncia 181 garante o anonimato. É possível denunciar via site ou telefone e colaborar com a sociedade e com as forças policiais sem qualquer risco, você nunca será identificado”, afirma Aguiar.

O uso de cigarros eletrônicos tem crescido, especialmente entre jovens, o que acendeu o alerta das autoridades. De acordo com o delegado Renato Figueiroa, coordenador do CEPSD, essa nova medida visa fortalecer o enfrentamento ao comércio irregular desses dispositivos e garantir o cumprimento da legislação vigente.

Além da ampliação das denúncias, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná criou um grupo de trabalho interssetorial para prevenir e fiscalizar o uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) em escolas públicas.

O objetivo é definir procedimentos para lidar com adolescentes flagrados utilizando esses produtos e estabelecer a destinação correta dos itens apreendidos.

Como denunciar a venda de cigarro eletrônico?

A SESP reforça a importância da colaboração da sociedade no combate à venda ilegal de cigarros eletrônicos para proteger a saúde pública. Se você presenciar essa prática, faça sua denúncia de forma anônima pelos seguintes canais: