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Progresso nas estradas
As obras do Contorno Norte e de outras rodovias da Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais já tem data para começar.
Segundo o cronograma da Via Araucária, concessionária responsável pelo lote 1 das concessões rodoviárias do Paraná, o início das intervenções ocorrerá ainda em 2025.
A primeira fase contemplará cerca de 80 quilômetros de duplicações e melhorias em trechos da BR-277, PR-418 e PR-423, com entregas previstas até o início de 2027.
Na PR-418, também conhecida como Contorno Norte de Curitiba, a previsão é de duplicar 16,76 quilômetros na etapa inicial. As intervenções incluem:
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Essas melhorias visam aumentar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança aos motoristas.
A PR-423, entre Araucária e Campo Largo, terá quase 26 quilômetros duplicados. Entre os destaques estão dois novos viadutos substituindo cruzamentos em nível, localizados:
Na BR-277, serão duplicados 27,5 quilômetros, com foco nas regiões de Porto Amazonas, Palmeira e Irati. A rodovia também receberá quatro novos viadutos e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com infraestrutura completa em Irati.
A execução das obras depende da aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do licenciamento ambiental pelo Instituto Água e Terra (IAT). Ambos os processos estão em estágio avançado, e a expectativa é de iniciar os trabalhos:
A Via Araucária garantiu que as intervenções ocorrerão de forma planejada, em horários de menor fluxo e com comunicação prévia aos usuários.
O contrato entre a Via Araucária e a ANTT tem validade de 30 anos. Nesse período, estão previstos mais de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em custos operacionais.
Além disso, todas as intervenções contarão com compensações ambientais, atendendo às exigências contratuais para preservação da fauna e flora locais. Desapropriações e desocupações também seguirão padrões internacionais de desempenho social.
Com a duplicação e modernização das vias, os motoristas devem sentir melhorias como:
A iniciativa também marca o compromisso do estado com uma infraestrutura rodoviária moderna e eficiente, integrando mobilidade e desenvolvimento regional.