Independência Baiana

Novo Feriado? Lula quer transformar 2 de julho em data nacional

Data marca a expulsão dos portugueses da Bahia em 1823 e pode se tornar o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.

2-julho-feriado
Foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou de um projeto de lei ao Congresso Nacional para transformar o dia 02 de julho em uma data nacional.

Nesse dia, em 1823, as tropas portuguesas foram expulsas definitivamente de Salvador, o que consolidou a independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro, quase um ano antes, por D. Pedro I. Atualmente, data é feriado na Bahia, quando se comemora o Dia da Independência do Estado.

Proposta quer reforçar importância do dia 2 de julho para a independência do país

Nas redes sociais, Lula afirmou que a ideia do feriado quer ampliar o reconhecimento da data em todo o território nacional e a importância do episódio para a história do Brasil. A intensão é celebrar a vitória dos baianos na luta contra o domínio do Império Português.

“Encaminhamos hoje um projeto de lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano”, escreveu o presidente nas redes.

LEIA TAMBÉM

Depois da repercussão, Presidência afirma que 2 de julho será data de celebração

Apesar da divulgação inicial ressaltar que a intenção era criar um novo feriado, houve uma mudança hoje.

Depois da repercussão negativa de se criar mais um feriado nacional, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o projeto não trata da criação de mais um feriado nacional, mas apenas uma data nacional.