Política

Após candidatura de Jocelito Canto ser indeferida, Beto Richa é eleito deputado federal

beto-richa-2-e1664822452584
Foto: Reprodução

Com 64.868 votos, Beto Richa (PSDB) é eleito deputado federal pelo Paraná. Richa assumiu a cadeira de Jocelito Canto (PSDB), que recebeu 74.348 votos, mas teve a candidatura indeferida sub judice.

Uma candidatura indeferida sub judice significa que o candidato possui alguma pendência na justiça e não foi totalmente liberado para disputar cargos políticos.

O processo que gerou a inelegibilidade de Jocelito está ligado a época em que foi prefeito de Ponta Grossa. Ele foi condenado por ter usado, irregularmente, os serviços de um policial militar para proteção pessoal, pelo período de aproximadamente 30 meses.

Na tese apresentada, o candidato está inelegível pelo prazo de oito anos a partir do dia 1º de agosto de 2022. Por maioria de votos, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgou procedente a impugnação e indeferiu o pedido de registro de candidatura.

Do outro lado, a defesa de Jocelito entrou com recurso e afirma que o prazo de inelegibilidade de oito anos terminou em 26 de janeiro de 2021. Como o caso não foi julgado, Jocelito está com a situação pendente e ainda pode assumir o cargo de deputado federal, dependendo do resultado.

Cloara Pinheiro

A mesma situação permitiu que Cloara Pinheiro (PSD) fosse eleita como deputada estadual. Ela recebeu 35.151 votos e assumiu a cadeira de Moacyr Fadel (PSD), que teve 41.588 votos, mas foi anulado sub judice.