trama golpista

Bolsonaro vai cumprir pena na Superintendência da PF

Moraes determina início da pena de 27 anos para Jair Bolsonaro, que seguirá detido na PF de Brasília, acusado de integrar organização criminosa.

bolsonaro-preso-pf
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes determinou o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro na tarde desta terça-feira (25).

STF manda Bolsonaro cumprir pena na Superintendência na PF

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) mantém Bolsonaro preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde já estava em prisão preventiva desde a manhã do último sábado (22).

Segundo o despacho do ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro deverá iniciar o regime fechado para cumprir a condenação de 27 anos e três meses de prisão, resultado do julgamento da Primeira Turma do STF pela trama golpista.

“Determino o início do cumprimento da pena de Jair Messias Bolsonaro, em regime inicial fechado, da pena privativa de liberdade de 27 anos e três meses, sendo 24 anos e nove meses de reclusão (em regime fechado) e dois anos e seis meses de detenção,” diz a decisão de Moraes.

LEIA TAMBÉM

Detalhes da pena e falta de novos recursos

Na decisão, Moraes afirmou que não cabem mais recursos, já que a defesa não apresentou novos embargos de declaração dentro do prazo encerrado na segunda-feira (24).

O ministro destacou que não existe previsão legal para outro tipo de recurso, como embargos infringentes.

Pela legislação, esses embargos apenas seriam possíveis se ao menos dois ministros votassem pela absolvição, o que não ocorreu.

Outros condenados com prisão decretada na trama golpista

Além de Bolsonaro, o STF determinou a prisão de outros investigados no caso, todos acusados de participação na mesma trama. São eles:

  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Abin
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa
  • Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil

Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno foram presos nesta terça. Braga Netto já estava preso no Rio de Janeiro. O deputado Alexandre Ramagem é considerado foragido da Justiça.

Bolsonaro havia sido preso por risco de fuga

Bolsonaro está preso na Superintendência da PF desde o último sábado (22), após a Polícia Federal apontar risco de fuga e tentativa de violar a tornozeleira eletrônica.

Um alerta de violação foi registrado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAP-DF) às 00h07 do dia 22 de novembro. A equipe de monitoramento foi acionada imediatamente após o sistema identificar o possível rompimento.

Bolsonaro admitiu a violação da tornozeleira

Durante uma vistoria, um vídeo gravado pela SEAP-DF mostra Bolsonaro admitindo ter usado um ferro de solda para tentar violar a tornozeleira eletrônica. As imagens foram registradas após o alerta emitido pelo sistema de monitoramento. Veja:

Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br.