
Água para todos!
Novo modelo de transporte
Nova tecnologia será testada entre Pinhais e Piraquara e pode revolucionar o transporte coletivo na Grande Curitiba.
O transporte da Região Metropolitana de Curitiba vai ter novidades em breve. Um novo modelo de veículo será testado a partir de novembro. Conhecido internacionalmente como Digital Rail Transit (DRT), chega ao Brasil como o nome de Bonde Digital Urbano.
Os testes vão acontecer na ligação entre o Terminal de Pinhais e o Terminal São Roque, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O transporte inédito no Brasil foi anunciado pelo governador Ratinho Junior nas redes sociais.
O sistema foi desenvolvido por uma empresa China e funciona como uma espécie de bonde sem trilhos. O veículo mistura a alta capacidade de passageiros dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) com os custos mais em conta dos ônibus comuns.
Os bondes digitais urbanos dispensam o investimento em trilhos e podem transportar entre 300 a 500 passageiros por composição, dependendo do número de vagões. Os veículos que serão testados na grande Curitiba terão três vagões com capacidade total para 400 passageiros.
Os primeiros testes do Bonde Digital Urbano foram feitos em 2017, e começaram a operar comercialmente em 2019, em duas cidades no sul da China. Cada composição tem 31,7 m de comprimento, 3,4 m de altura e 2,65 m de largura, com piso baixo para facilitar a acessibilidade.
O governo do Paraná vai investir R$ 6 milhões nas obras de infraestrutura e sinalização. Os veículos são parcialmente autônomos, utilizam um sistema de direção assistida baseado em sensores. Eles guiam o veículo por marcas impressas no chão, como se fosse um trilho virtual. O motorista ainda é necessário para controlar as manobras do veículo e evitar obstáculos.
Os veículos são totalmente elétricos, movidos por baterias de íons de lítio de carga rápida, que podem receber pequenas cargas em algumas paradas. O carregamento total das baterias pode ser feito à noite. A previsão inicial é de que os testes do Bonde Digital Urbano durem 15 meses.
Para mais notícias sobre Política, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Água para todos!
Complicações internacionais
Novas regras
Prisão no exterior