TRAGÉDIA!
Cachorrinha morre após ser atacada por animais soltos em parque
segurança para cães e pessoas
Projeto de lei atualiza normas para cães em áreas públicas de Curitiba, estabelece guia obrigatória e multa de até R$ 3 mil.
Após a morte da cadela Lili, atacada por outros cães no Parque Barigui, Curitiba pode criar regras mais rigorosas para a condução de cachorros sem guia em áreas públicas, prevenindo acidentes e ataques a pessoas e animais.
O vereador Jasson Goulart protocolou o Projeto de Lei nº 005.00647.2025 na Câmara Municipal de Curitiba, com o objetivo de atualizar a Lei Municipal nº 9.493/1999.
Segundo o projeto, todos os cães, independentemente do porte ou raça, devem estar com coleira e guia compatíveis ao circular em praças, parques e vias públicas.
A exceção se aplica apenas a espaços cercados e próprios para interação animal.
Para cães com mais de 20 kg, a condução deve incluir:
Raças como American Bully, Dobermann, Fila Brasileiro, Rottweiler, Pastor Alemão e similares devem obedecer a critérios adicionais:
LEIA TAMBÉM
Cães de trabalho, como cães-guia, de segurança pública ou de assistência, ficam isentos das normas desde que apresentem documentação.
Animais em eventos públicos com interação direta com pessoas devem usar focinheira obrigatoriamente.
Tutores que descumprirem a lei poderão ser multados em R$ 3 mil, valor que pode dobrar em caso de reincidência. O animal também pode ser apreendido.
Todo o valor arrecadado será destinado ao Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) para programas de proteção animal.
“A atualização da lei é necessária para evitar novas tragédias. É uma norma moderna e equilibrada que coloca Curitiba na vanguarda da proteção de cidadãos e animais”, afirma o vereador Jasson Goulart.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Semana decisiva
inovação histórica
Investimentos
JULGAMENTO NO STF