Povos Indígenas

Cacique Raoni cobra Lula sobre promessa feita: “lembro das suas palavras”

Durante a COP30, o cacique Raoni cobrou Lula sobre a promessa de demarcar todas as terras indígenas.

cacique-raoni-metuktire
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O cacique Raoni Metuktire, um dos principais líderes indígenas do Brasil, cobrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP30, em Belém, sobre a promessa de demarcar todas as terras indígenas após a eleição.

Cacique Raoni cobra Lula por promessa de demarcações

O líder lembrou que, desde 2023, Lula prometeu “demarcar todas as terras indígenas”. No entanto, segundo Raoni, somente “algumas terras” foram demarcadas desde então.

A manifestação do cacique se somou ao clima de insatisfação registrado entre outras lideranças indígenas presentes durante a conferência.

LEIA TAMBÉM

Vídeo da cobrança foi enviado à imprensa

O vídeo com a cobrança do cacique Raoni Metuktire ao presidente Lula foi enviado pela equipe do indígena à BBC News Brasil. O cacique fala que “lembra das palavras” do presidente.

“Lula, me ouça com muita atenção, neste momento eu quero mandar uma mensagem para você ouvir, você tinha prometido para mim que, quando assumisse a Presidência, iria demarcar todas as terras. E eu ainda lembro das suas palavras”, disse o cacique.

Ainda segundo o líder indígena, Lula demarcou alguns territórios indígenas, mas algumas ainda não foram demarcadas. O cacique pediu atenção do presidente para agilizar a demarcação das terras que foram prometidas: “demarca Lula, demarcação Lula”. Veja a cobrança:

Quem é o cacique Raoni Metuktire

Reconhecido mundialmente, Raoni Metuktire é uma das principais vozes do movimento indígena no Brasil. Integrante da etnia Caiapó, do Mato Grosso, ele se tornou símbolo da defesa da Amazônia e dos direitos dos povos originários.

A atuação de Raoni começou nos anos 1950 e inclui participação na Constituinte, no fim dos anos 1980, além de viagens internacionais em defesa das comunidades indígenas. Entre os destaques, está uma tournée realizada com o cantor Sting, que passou por 17 países para chamar atenção à causa.

Em 2023, Raoni subiu a rampa do Palácio do Planalto durante a posse de Lula, ao lado de representantes de movimentos sociais, reforçando seu papel de liderança e resistência.

LEIA TAMBÉM

Protestos durante a COP30

Durante o segundo dia de COP30, um grupo indígena tentou acessar uma área reservada às negociações da ONU, o que resultou em confronto com seguranças.

O protesto deixou quatro seguranças feridos. Além disso, a saída de pessoas que estavam credenciadas para a blue zone foi bloqueada.

Os protestos na COP30 chamaram a atenção da imprensa internacional. Jornais e emissoras estrangeiras destacaram o momento de tensão e a pauta dos povos originários.

Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br