Prisão no exterior

Carla Zambelli é presa na Itália após denúncia de deputado italiano

Deputada foi presa na Itália após condenação do STF por invasão ao sistema do CNJ. Extradição já havia sido solicitada pelo Ministério da Justiça.

carla-zambelli-presa
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli foi presa nesta terça-feira (29), em Roma, na Itália, após as autoridades italianas receberem informações repassadas por um parlamentar local.

Carla Zambelli é presa em Roma

Zambelli era considerada foragida da Justiça brasileira após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar havia deixado o Brasil em maio, após ter seu nome incluído na lista de procurados da Interpol.

A condenação de Carla Zambelli está ligada ao caso da invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. O crime teria sido cometido com o apoio do hacker Walter Delgatti, que está preso.

Além da prisão, o STF determinou a perda do mandato de Carla Zambelli. A decisão, no entanto, ainda será analisada pela Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM

Carla Zambelli é presa depois da denuncia de parlamentar italiano à polícia

A prisão da parlamentar ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades o paradeiro de Zambelli. Em publicação na rede X (antigo Twitter), Bonelli afirmou ter entregue o endereço da brasileira à polícia de Roma.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli.

Com a confirmação da localização, agentes italianos efetuaram a prisão da parlamentar, que possui cidadania italiana.

Ministério da Justiça já havia solicitado a extradição

O Ministério da Justiça do Brasil havia feito o pedido oficial de extradição de Carla Zambelli antes de sua prisão. A solicitação foi baseada na condenação do STF e no fato de ela ter deixado o país logo após a decisão.

Antes de se estabelecer na Itália, a deputada passou pelos Estados Unidos, em uma tentativa de escapar da condenação.

Para ler mais sobre política confira o Massa.com.br.