Política Internacional

Chanceler alemão critica Belém após viagem para a COP30

Chanceler alemão relata insatisfação de jornalistas durante visita a Belém em agenda preparatória da COP30.

chanceler-alemao-cop30
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O chanceler alemão Friedrich Merz, que participou da COP30 em Belém (PA), fez comentários bastante negativos sobre sua experiência na Cúpula de Líderes.

Segundo ele, a comitiva de jornalistas que o acompanhou teria ficado “contente” ao retornar à Alemanha após a agenda no Brasil.

Merz relata reação da comitiva durante viagem ao Brasil

Em discurso no Congresso Alemão do Comércio, Merz afirmou que os profissionais de imprensa que integravam sua equipe demonstraram alívio ao deixar o país.

Ele relatou ter perguntado ao grupo quem gostaria de permanecer em Belém após a COP30. Nenhum jornalista teria manifestado interesse, segundo o chanceler alemão.

LEIA TAMBÉM

Merz completou dizendo que todos ficaram satisfeitos por retornar à Alemanha “especialmente daquele lugar onde estávamos”.

Chanceler alemão reprova experiência na COP30

Ao se dirigir a empresários do setor varejista, Merz utilizou sua experiência na COP30 no Brasil como contraponto ao exaltar aspectos positivos do ambiente social e econômico da Alemanha. Ele classificou o país como “um dos lugares mais bonitos e livres do mundo” e defendeu que sua preservação é uma tarefa coletiva.

O chanceler alemão ressaltou a importância de proteger a democracia e a ordem econômica alemã contra “inimigos internos e externos”, reforçando a necessidade de valorização do sistema vigente.

O congresso em que Merz falou foi organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), principal federação do varejo no país, em parceria com o EHI Retail Institute. A agência alemã Deutsche Welle (DW) foi a primeira a reportar as declarações.

As falas ganharam destaque internacional por ocorrerem em meio aos preparativos da COP30, evento que coloca Belém no centro das discussões climáticas globais.

Para mais notícias sobre política, acesse o Massa.com.br.