vulto emérito

Primeiro brasileiro a comandar a Volkswagen, Ciro Possobom é homenageado em Curitiba

A honraria foi proposta pelo vereador Professor Euler (MDB), com base em iniciativa apresentada pelo ex-vereador João da 5 Irmãos

Ciro Possobom recebe Vulto Emérito em Curitiba
O presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, recebeu nesta quinta-feira (25) o título de Vulto Emérito de Curitiba. (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, recebeu nesta quinta-feira (25) o título de Vulto Emérito de Curitiba. A sessão solene foi realizada no Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba. Durante seu discurso, o CEO contou sobre sua ligação com a cidade e o orgulho de receber a homenagem.

Curitibano, Possobom entrou para a história da montadora ao se tornar o primeiro brasileiro a assumir a presidência da Volkswagen do Brasil. A homenagem reconhece sua trajetória profissional e sua contribuição para o desenvolvimento da indústria automotiva nacional e no Paraná.

A honraria foi proposta pelo vereador Professor Euler (MDB), com base em iniciativa apresentada pelo ex-vereador João da 5 Irmãos e aprovada pelo plenário da Câmara em março deste ano.

Além de Euler e João da 5 Irmãos, estiveram na mesa da sessão o Presidente da Câmara, Tico Kuzma, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e o Secretário da Fazenda do Governo do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, representando o governador Ratinho Junior.

Ciro Possobom começou no Paraná e ganhou a indústria automotiva

Formado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ciro Possobom também possui MBA pelo IBMEC e cursos executivos na Harvard Business School e na HEC Paris.

Durante seu discurso na Câmara, o CEO destacou que estudou em escolas públicas no Paraná e chegou onde está com muito esforço. Ele agradeceu à família, amigos e colegas. À imprensa, durante coletiva, ele fez questão de dizer que a Vokswagen não é um trabalho solo.

“Eu estou recebendo essa homenagem, mas saibam que a Volkswagen não se faz apenas com um líder. Temos trabalhadores muito dedicados. E um dos nossos grandes objetivos é gerar empregos de qualidade, o que já fazemos aqui no Paraná e no mundo”, disse.

Antes de chegar à Volkswagen, construiu carreira de cerca de duas décadas na aliança Renault-Nissan. Em 2019, ingressou na Volkswagen como vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI. Depois assumiu a diretoria de Operações (COO) e, em 2023, tornou-se presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Liderança em momento de transformação

À frente da montadora, Possobom conduz um ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil, com foco na eletrificação, digitalização, sustentabilidade, diversidade e lançamento de novos veículos.

LEIA TAMBÉM

Antes da homenagem em Curitiba, o executivo, em coletiva de imprensa, também anunciou que a fábrica de São José dos Pinhais será responsável pela produção da inédita picape Tukan, primeiro modelo eletrificado da Volkswagen desenvolvido no Brasil. Ele também comentou sobre a força da fábrica paranaense.

Para mais notícias sobre política, acesse o Massa.com.br.