RECORDE HISTÓRICO
Paraná terá maior volume de investimentos da história em 2026
DEBATE NA Câmara Municipal
Proposta em discussão na Câmara prevê multa de R$ 500 para quem urinar ou defecar em locais públicos da cidade.
Caso um projeto de lei em discussão na Câmara de Curitiba seja aprovado, fazer xixi na rua pode render multa de até R$ 500 na capital paranaense.
Pela proposta, a pessoa flagrada urinando ou defecando no meio da rua deverá higienizar o local imediatamente. Caso isso não aconteça, a penalidade financeira será aplicada.
Segundo a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), autora do projeto, urinar ou defecar em via pública não é apenas uma questão de decoro social.
LEIA TAMBÉM
Na justificativa do projeto, a vereadora caracteriza o ato como uma ‘infração sanitária e ambiental’, alegando que os dejetos podem atrair insetos e roedores.
Além disso, xixi e cocô na rua podem ser vetores de doenças graves como hepatite A, leptospirose, giardíase, cólera e diversas verminoses e infecções gastrointestinais.
O texto do projeto destaca ainda que a prática compromete a acessibilidade, prejudica o turismo e afeta a qualidade de vida de crianças, pessoas com deficiência e trabalhadores.
O projeto foi protocolado no dia 10 de julho e atualmente segue em análise pelas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Após essa etapa, poderá ser levado ao plenário para votação dos vereadores.
CONTEÚDOS RELACIONADOS