
Economia
Alívio no bolso
Alíquota cai de 3,5% para 1,9% do valor do veículo. Emplacamentos cresceram 11% após o anúncio da medida.
O governador Ratinho Júnior sancionou nesta terça-feira (23) a lei que reduz o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 45%.
A partir de janeiro do ano que vem alíquota para quem emplacar o veículo no Paraná cai de 3,5% do valor venal do veículo para 1,9%. Com a nova legislação, o Estado passa a ter a menor tarifa de IPVA do Brasil.
Antes mesmo de entrar em vigor, a nova regra já provocou um aumento dos emplacamentos de veículos no Paraná. De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), houve um crescimento de 11% na procura pelo serviço nos 10 dias que sucederam o anúncio da mudança.
Entre os dias 10 e 19 de agosto, 10 dias antes do anúncio, feito em 20 de agosto, 10.647 veículos foram emplacados no Paraná. Nos 10 dias seguintes, entre 20 e 29 de agosto este número saltou para 11.807 registros, uma média de 1.118 por dia.
A expectativa é de que estes números cresçam ainda mais depois que a lei entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro.
Para compensar uma possível queda na arrecadação, o Governo do Paraná fará algumas mudanças no sistema do IPVA 2026. Uma delas é o aumento da multa por atraso no pagamento, que passará de 10% para 20%.
Essa multa fixa será aplicada após 30 dias de atraso. A regra de cobrança de juros de mora (0,33% ao dia) e a taxa Selic serão mantidas.
Para mais informações sobre política, acesse o Massa.com.br.