Política

Incêndio na COP30 faz ONU repassar responsabilidade do local ao Brasil

A informação foi confirmada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)

incendio-cop30
Reprodução/Redes sociais

Um incêndio registrado na tarde desta quinta-feira (20) em um dos estandes da Blue Zone da COP30 fez com que o espaço deixasse de ser responsabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Agora, o local será controlado pelo governo brasileiro. A informação foi confirmada em nota enviada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Incêndio na COP30

Segundo o órgão, dedicado à agenda climática global, a evacuação do local foi determinada pelo chefe do Corpo de Bombeiros do Pará, que agora conduz uma verificação completa de segurança e deve apresentar novas informações sobre o incêndio na COP30.

LEIA TAMBÉM

“Observe que o local agora está sob a autoridade do país anfitrião e não é mais considerado Blue Zone”, informou a UNFCCC. Antes, a ONU era responsável pela segurança da área de acesso restrito da conferência.

ONU diz que local da COP30 é responsabilidade do Brasil

A causa do incêndio ainda não foi identificada. O incêndio na COP30 começou durante a tarde em um dos estandes da área destinada às negociações oficiais entre os países, provocando correria e levando à evacuação imediata pela equipe de segurança.

A organização afirmou que não há registro de feridos.