R$ 4 BI EM INVESTIMENTOS
Transporte público em Curitiba: o que diz projeto de nova concessão
NOVIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO
Usuários do transporte público poderão trocar de ônibus sem pagar por nova tarifa dentro do intervalo de uma hora.
A partir desta quinta-feira (14), o novo terminal de integração temporal passa a funcionar na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba. A novidade foi anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel em entrevista coletiva nesta manhã, na inauguração da novidade.
São 39 linhas integradas com uma passagem só, e a única exigência, segundo o prefeito, é que o usuário utilize o cartão transporte da Urbs (Urbanização de Curitiba).
De acordo com Pimentel, o passageiro agora pode fazer a conexão entre as linhas convencionais e expressas, e também com os biarticulados que passam pela Rui Barbosa.
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Dados da Prefeitura de Curitiba indicam que o projeto deve beneficiar 55 mil passageiros por dia, conectando 39 linhas convencionais e quatro expressas. A partir de agora, o terminal a céu aberto se torna o quinto maior da capital paranaense (atrás do Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão).
“A partir de hoje o passageiro vai poder integrar as linhas convencionais com as expressas e os eixos Centro/Sul com o Leste/Oeste”, anunciou o prefeito, completando que a iniciativa também faz parte do “projeto de revitalização da região central da cidade”.
Segundo a Prefeitura, a integração temporal vai funcionar de duas formas.
A primeira será entre as linhas convencionais, que ligam os bairros ao centro, e as linhas expressas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa, 303-Cententário/Campo Comprido sentido Leste, 303-Centenário/Campo Comprido sentido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. O tempo de integração é de uma hora Só aqui, mas de 44 mil pessoas devem ser beneficiadas.
A outra novidade é a integração entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste com a conexão entre as seguintes linhas expressas: 603-Pinheirinho/Rui Barbosa com 303-Cententário/Campo Comprido Leste, 303- Centenário/Campo Comprido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Neste caso, o tempo de integração será de dez minutos, mas a Urbs ainda avalia se o prazo será estendido.
Entre os expressos, o passageiro valida o cartão na origem normalmente. Depois, passa o cartão novamente no validador de integração, implementado especialmente para a conexão temporal na estação de desembarque, e depois passa o cartão na catraca na linha seguinte.
Já entre os convencionais e expressos, é só passar o cartão na origem, desembarcar, passar o cartão no validador na estação ou no ônibus seguinte, sem a necessidade de usar o validador de integração.
Nas duas situações, o sistema entende que se trata de uma integração temporal e a segunda tarifa não é descontada do cartão transporte.
Linhas convencionais:
Linhas expressas:
Ainda durante o lançamento da novidade na Rui Barbosa, Pimentel destacou outra novidade que deve ser implementada nos próximos dias.
“Já determinei ao presidente da Urbs que faça estudo também para integração temporal na Praça Carlos Gomes com a Praça Rui Barbosa, fazendo a ligação também com o eixo Boqueirão”, confirmou o prefeito.
A ideia, segundo o gestor, é ampliar ainda mais a integração temporal a partir do contrato da nova concessão, que deve começar no ano que vem.
“O novo contrato, cujo edital deve ser publicado neste ano, prevê a integração ampla no transporte coletivo. Queremos promover eficiência e agilidade no transporte coletivo para que as pessoas possam sair mais tarde das suas casas e chegar mais cedo no retorno”, ressaltou Pimentel.
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